Santo Antônio do Pinhal alia romantismo e sossego pertinho de SP

LINK COMPLETO DA MATÉRIA Publicação feita pelo site Catraca Livre

Encravada no coração da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal é uma típica cidade do interior. Vizinha de Campos do Jordão e do Sul de Minas, a cidade do santo casamenteiro (a 172 km da capital paulistas) e tornou uma das melhores opções para turistas que estão em busca de romantismo, tranquilidade e conforto em meio às montanhas.

No centro da cidade, cuja arquitetura traz traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, os visitantes podem conhecer a igreja da Matriz, o Mirante, a fonte de Santo Antônio, com uma bica de água fresca que desce das montanhas, e bater um delicioso papo com os moradores. Também é possível visitar diversas lojas, comprar lembrancinhas de artesanato local, e até mesmo móveis requintados e obras de arte.

Mas, sem dúvida, as principais atrações de Santo Antônio estão ligadas direta ou indiretamente à natureza que, aliás, possui fauna e flora abundantes e muito bem preservadas. Dá para fazer trilhas, conhecer diversos bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a cachoeira do Lajeado, cartão postal da cidade.
Outra opção interessante é visitar a antiga estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade, onde se pode tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau.

A poucos metros da estação, vale ir ao Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, que oferece uma vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.

O Pico Agudo, sem dúvida, é um passeio obrigatório. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, os turistas sempre se deslumbram com a beleza da vista de 360° que permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba.

E não para por aí. No Pico Agudo também é possível assistir diversos praticantes de Asa Delta e Parapente realizando voos no local. E se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, não faltam oportunidades. Há diversas agências locais que agendam voos para você.

Para aproveitar as belezas naturais e a hospitalidade de São Antônio do Pinhal, a dica de hospedagem é a Pousada Quatro Estações de Pinhal. Localizada bem próximo ao centro, o estabelecimento se destaca pela tranquilidade, requinte, conforto dos quartos e, claro, pelas belas paisagens que podem ser admiradas pela janela do seu quarto.

Em novembro e dezembro, a pousada tem pacotes de fim de semana variando a partir de R$ 664, o casal, com café da manhã incluso.

Onde comer

Para os amantes da boa mesa, vale a pena saborear as delícias do Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da pousada. Com o conceito slow food, a gastronomia do Bistrô privilegia os ingredientes orgânicos e majoritariamente produzidos na cidade.
Com capacidade para receber até 20 pessoas, o bistrô fica aberto diariamente e atende somente com reserva antecipada. Durante a semana, o horário de atendimento é das 12h às 15h para almoço e das 19h às 22h para jantar. Aos fins de semana, das 12h às 16h para almoço e os jantares são servidos das 19h às 23h.
Pousada Quatro Estações de Pinhal: www.pousada4estacoesdepinhal.com.br ou (12) 3666-2260.